Oito perguntas a…

Horst Krake, guia no Museu de Palafitas em Unteruhldingen

Estou visitando os sítios palafíticos: o que não posso deixar de fazer?

Através das chamadas construções palafíticas, foram conservados nos lagos e pântanos dos Alpes europeus, numa qualidade impressionante, os vestígios de uma cultura de 3 a 6 mil anos de idade. Os verdadeiros sítios palafíticos, considerados patrimônio mundial, ficam debaixo d’água e, portanto, não podem ser visitados. As 23 habitações do Museu de Palafitas de Unteruhldingen, que foram reconstruídas e decoradas de acordo com as mais recentes descobertas científicas, dão uma ideia do dia a dia dos camponeses, pescadores, comerciantes e fundidores de bronze, que viveram aqui naquela época.

Do que você mais gosta aqui?

As visitas guiadas através do Museu de Palafitas de Unteruhldingen, no Lago de Constança, que são muito vivas e dinâmicas.

Você tem alguma dica especial?

O terraço posterior da vila de palafitas da Idade do Bronze oferece uma das mais belas vistas do Lago de Constança.

O que mais o impressionou na sua primeira visita?

As numerosas e milenares descobertas arqueológicas recuperadas pelos pesquisadores nas margens do Lago de Constança. Mais fascinante ainda são os mistérios por trás de alguns exemplares que até hoje não foram suficientemente desvendados pelos pesquisadores.

Qual é a época do ano mais bonita?

Durante a primavera e o outono europeus é possível explorar o Lago de Constança com toda a tranquilidade. Sobretudo no outono, o clima ameno garante dias belíssimos até meados de outubro.

O que mais devo visitar aqui?

Um percurso histórico através de Unteruhldingen permite reviver 10 mil anos da história de uma pequena localidade de pescadores. O caminho também leva ao porto, um dos principais locais de descobertas arqueológicas da Idade do Bronze. Ali, um pavilhão informa sobre as escavações subaquáticas e sobre a importância das construções palafíticas pré-históricas.

Visitar patrimônios dá fome. Que especialidade regional não posso deixar de experimentar?

Os muitos pratos de peixes do Lago de Constança, como o Felchen (o salmão típico do Lago de Constança) defumado.

E qual patrimônio da humanidade você gostaria de visitar?

A Catedral de Aachen

Horst Krake

A paixão de Horst Krake é a história de sua comunidade natal Uhldingen, nas proximidades do Lago de Constança.

Há vários anos, este cozinheiro profissional trabalha como guia no Museu de Palafitas em Unteruhldingen.