Oito perguntas a…

Ute Lieske, foi vice-prefeita da cidade de Eisenach

Estou visitando o castelo de Wartburg: o que não posso deixar de ver?

O Wartburg é o símbolo da cidade. Situado numa colina, o castelo pode ser visto de longe. Para reconhecer a importância histórica deste monumento, deve-se fazer uma visita guiada pelo chamado Palas, um salão românico do século 12. Para as crianças, é interessante fazer o tradicional passeio em jumentos.

Do que o senhor mais gosta aqui?

O Wartburg é sempre impressionante. Depois da subida, contemplando o panorama da cidade e da Floresta da Turíngia, tenho uma forte sensação de ligação com a terra natal. Os concertos noturnos realizados regularmente são muito interessantes. Nas primeiras horas da noite, quando o estresse do dia termina, o castelo irradia uma atmosfera especial de estabilidade e paz.

O senhor tem alguma dica especial?

No caminho para o Wartburg, existe uma trilha denominada Elisabethplan, em homenagem a Elisabeth da Turíngia, como é chamada na Alemanha Isabel da Hungria, que já no século 13 era cultuada como santa pela Igreja Católica. A trilha passa pelas ruínas de um hospital que a condessa mandou construir para cuidar de pobres e indigentes.

O que mais a impressionou na sua primeira visita?

Em todo o castelo e em seus arredores, sentimos a força da história alemã, marcada por Santa Elisabeth da Turíngia, Martinho Lutero, Johann Wolfgang von Goethe ou pela lendária "Guerra dos Cantores", um concurso de poesias que teria ocorrido em 1206 ou 1207 na corte do landgrave Herman da Turíngia. Além do mais, o Wartburg está tão bem conservado que é fácil se sentir transportado para aquela época.

Qual é a melhor forma de conhecer o lugar?

Em qualquer estação do ano vale a pena visitar o Wartburg. Na época do Advento, o mercado medieval de Natal é muito interessante. No verão, temos vários eventos noturnos no castelo e, na primavera e no outono, a natureza em volta é muito bonita.

O que mais deve ser visitado aqui?

A histórica e pitoresca cidade de Eisenach no sopé da colina do castelo.

As visitas aos patrimônios dão fome. Qual especialidade regional deve ser experimentada sem falta?

É claro que você não pode deixar de experimentar a nossa salsicha típica nem as almôndegas da Turíngia com carne de caça, que são sensacionais. E à tarde, deve provar o bolo de nata (Schmandkuchen) típico desta região.

Que outro Patrimônio da Humanidade você gostaria de visitar?

O centro histórico medieval de Brügge, na Bélgica.

Ute Lieske

A administradora de empresas Ute Lieske nasceu e cresceu em Eisenach, onde passou também a maior parte de sua carreira profissional.

Foi aqui que a especialista em administração atuou em grande parte de sua vida profissional. De 2006 a 2012, foi vice-prefeita de sua cidade-natal e responsável pelas pastas de Cultura, Esporte e Assuntos Sociais.